quarta-feira, 20 de junho de 2007

Mais um programa para conferir arquivos baixados


Dia desses estava à procura do MS Visual Basic Express para baixar e depois de achá-lo, vi que tinha um código para conferir a integridade do arquivo.

O site da Microsoft não dá maiores detalhes, mas o Google sempre ajuda e assim cheguei ao HashCalc que calcula o CRC e também o MD5 citado num post anterior.



;-)

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Como copiar as configurações de página

O meio mais fácil de copiar todas as configurações de página de uma planilha para outra:

- Abra a planilha "origem";
- Mantenha a tecla CTRL pressionada e selecione a planilha "destino"
- Com as duas planilhas selecionadas, clique no menu Arquivo > Configurar página e OK.
Pronto.
Para desagrupar as planilhas, clique com o botão direito em uma delas e selecione a opção correspondente.

;-)

Surpresas nos aplicativos - os famosos "Easter Eggs"

Quem se lembra do simulador de vôo no Excel 97 e seu belíssimo colorido?
Ou o pinball no Word?
O Excel 2000 tinha uma corrida de carros muito interessante...
Para quem quiser "matar" a curiosidade, segue um link com as instruções para conseguir acessar os "ovos de Páscoa" dos aplicativos, não só da Microsoft, mas da maioria dos aplicativos das grandes empresas.
Milhares de easter eggs para se divertir.

http://www.eeggs.com/tree/154.html

Aproveitando melhor a tela do Office 2007


O que antes se chamava "Menu", agora se chama "Guias".
O que era barra de comandos, agora chama-se "Faixa de opções".
Independente da nomenclatura, a nova Faixa de Opções, ficou um pouco mais larga que a antiga barra de comandos e quem trabalha numa resolução de 800 x 600 vai sentir que a área do documento diminuiu um pouco.
Uma dica é dar um duplo clique nas guias (antigo menu) que a faixa de opções some. Duplo clique de novo e ela volta a aparecer.
Trabalhando no Excel em 1024 x 768, temos um acréscimo de 6 linhas na tela.
Para quem gosta de trabalhar com teclas de atalho como eu, esse recurso é uma "mão na roda", pois a área visível do documento aumenta consideravelmente e na minha opinião, facilita o trabalho.


sexta-feira, 8 de junho de 2007

Como conferir o MD5Sum

Neste site tem um aplicativo em modo gráfico para Windows, ótimo para quem não tem familiaridade com os comandos em DOS:
http://www.md5summer.org/download.html

Mais abaixo, a descrição do que é o MD5Sum (texto original em: http://www.guiadohardware.net/termos/md5sum)


O MD5SUM é um algoritmo que gera uma "assinatura" de um arquivo qualquer, um código de 32 bits obtido a partir da soma de todos os bits contidos no arquivo. Em geral, ao baixar uma imagem ISO de uma distribuição Linux ou um pacote de programa qualquer, você encontrará um arquivo "md5sum" na mesma pasta do arquivo disponibilizado. Este é um arquivo de texto com o md5sum do arquivo, algo como: 213d0e5615e8b6aeb6ab34de22282ff2 zxyz.iso À esquerda temos o número de verificação e à direita o nome do arquivo. Tudo o que você precisa fazer é, depois de baixar o arquivo, digitar num terminal: md5sum zxyz.iso O sistema verificará o arquivo que você baixou e devolverá outro número. Se os dois números forem iguais, significa que o arquivo chegou intacto. Se por outro lado o número gerado for diferente signifca que o arquivo chegou corrompido ou alterado de alguma forma. Neste caso o mais recomendável é baixa-lo novamente em outro mirror. O md5sum é um comando padrão no Linux e existe também uma versão for Windows (que roda sobre o DOS) que pode ser baixada no http://www.md5summer.org/download.html. Você pode usa-lo, inclusive; para gerar códigos para arquivos enviados para os amigos, para que eles tenham certeza que o download foi bem sucedido.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Novo recurso no Word 2007


Para localizar palavras no Word, a gente costuma usar o famoso CTRL+L ou CTRL+F (em inglês) e depois vai de palavra em palavra até chegar onde precisa.
No Word 2007 dá para realçar todas as ocorrências da palavra no texto.
Acho que já vi isso em algum site...

:-)


Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.