terça-feira, 24 de julho de 2007

Excel 97 Developer's Kit'


Eu nunca tinha visto este livro, mas a partir de uma dúvida de um colega que surgiu no grupo de discussões do ForumAccess, resolvi pesquisar na internet.
Pelo conteúdo, nota-se que não é coisa para principiantes nem para intermediários.
É assunto para experts mesmo.
O livro trata entre outras coisas, da criação de XLL que seriam as DLL's do Windows escritas em C ou C++ para o Excel.
Não vi para as versões posteriores, mas acredito que esse tipo de desenvolvimento já esteja integrada com o Visual Studio.
É um assunto muito específico, desenvolvimento profissional mesmo, visto que as DLL ou XLL têm uma segurança muito maior do que os suplementos (XLA) no que se refere à proteção do código.


;-)


quarta-feira, 11 de julho de 2007

Uma imagem para matar saudades...


O que existe em "Colar Especial"


Muitas vezes eu vejo nos grupos de discussão, colegas perguntando como converter colunas em linhas e vice-versa, como copiar comentários, etc.
Nas opções "Colar Especial" tem muitos recursos interessantes e que passam despercebidos.
Por exemplo, no grupo "Operação" podemos fazer as 4 operações básicas diretamente na célula de destino a partir de um número copiado de outra célula.
Vejam outro exemplo ao lado: eu quero copiar a região A1:A8 (notem que a célula A3 está em branco) e colar na região B1:B8 onde já existe a palavra "Branco" na célula B3. Seleciona-se o "Colar Especial > Ignorar em branco".
O resultado está aí ao lado na coluna B.
É o que eu sempre digo: raros são os usuários que usam 50% dos recursos que o Office oferece. Para a grande maioria, o Word 6 é suficiente para escrever suas cartas e o Excel 5 sobra para fazer as planilhas básicas.
Longe de querer ser irônico, apenas constato que foco principal do pacote Office que é "Produtividade" acaba se perdendo em meio à tantas opções oferecidas.

Ainda sobre nome de células

Pode parecer óbvio demais, mas sempre é bom lembrar que não é possível dar um nome que seja uma referência à uma célula.
Por exemplo, não se pode nomear uma célula como IV4 pois no Excel existe essa célula (é a 4ª linha da última coluna à direita).
Cuidado maior deve ser tomado com o Excel 2007, pois como a última coluna à direita passa a ser XFD corremos o risco de atribuir um nome do tipo DIA10 ou ANO2007 e os mesmos não serem aceitos.
Basta apenas um pouco de atenção para não perder tempo procurando no help o porquê do "erro".

;-)

Criando nome de células automaticamente


Esta dica eu peguei num livro do John Walkenbach, mas achei muito interessante e vou repassar aqui.

Imagine que na imagem ao lado, você precise nomear as células B1 a B12 com os respectivos nomes dos meses. O mês por extenso já está na coluna A nas linhas correspondentes.

Basta selecionar a região toda, clicar em "Criar a partir da seleção" na faixa de opções e depois selecionar "Criar nomes com base em valores na: > coluna esquerda".

A utilidade dos nomes em células já citei em vários posts anteriores, facilita sobremaneira a criação e controle sobre as referências nas fórmulas.


;-)

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Separar nome e sobrenome


Usar fórmulas no Excel é algo muito pessoal, cada um inventa uma combinação e sempre chega-se ao resultado satisfatório.
Imaginemos o meu nome PAULO KAZUMITI na célula A1 e que eu precise colocar o sobrenome numa célula separada (tudo bem, Kazumiti é meu segundo nome, mas vamos usar como exemplo...rsrs).
Primeiro passo: substituir o espaço existente entre os dois nomes por um delimitador que o Excel reconhece na importação de dados, como por exemplo, vírgula, ponto-e-vírgula ou outros.
=SUBSTITUIR(A1;" ";",").
Segundo passo: copiar e colar > especial > valores na mesma célula ou em outra célula.
Finalmente, em outra célula clicar no menu Dados > Texto para colunas e aí é só seguir o passo a passo de importação de texto.
Muito simples e obviamente deve haver outras maneiras de ser fazer isso.
Ah, antes que alguém pergunte qual a utilidade disto, é comum em mala direta utilizar o sobrenome na frente do nome.
;-)






Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.