sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Bug do Access VBA 2013

Num dia desta semana, nos deparamos com um problema já visto antes mas sem uma explicação exata... Quando programava no Office 2003, em determinados computadores meus códigos simplesmente paravam como se tivesse um ponto de interrupção - breakpoint, mas não havia. Estranhamente a execução parava ali e ao teclar F5 o programa terminava a execução normalmente.
Naquela época, descobrimos por tentativa e erro que o Service Pack 3 do Office 2003 resolvia o problema. Até hoje não sabemos exatamente o que ocasionava tal comportamento.
Muitos anos depois, o mesmo problema volta a acontecer, só que agora no Access 2013 num ponto do programa onde o código é muito simples: uma abertura de um recordset para contagem de registros apenas. O programa simplesmente para na linha do Recordset.Recordcount e em seguida trava o Access.
O acesso utilizado era o ADO.
Num verdadeiro "chute", mudamos a programação para DAO e funcionou sem travar.
Continuaremos sem saber a causa exata do problema, mas fica a dica: tentar acessar as bases com ADO ou DAO alternando quando houver uma ocorrência estranha como essa.
O texto não é conclusivo, mas escrevo-lhes para compartilhar a experiência e um palpite feliz (a troca para o DAO).

;-)

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.