segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Excel - Converter HTML de uma célula em texto

Aconteceu com um colega outro dia: ao importar um arquivo exportado no formato HTML, o texto veio com as tags dentro das células conforme mostra a figura na célula A1:


Numa rápida busca pela internet, consegui o código abaixo para resolver o problema (que na figura acima está na função da célula B1).
Não esquecer de marcar a referência no VBA:



Public Function ConverterHTML(textoHTML) As String

    Dim Hdoc As New HTMLDocument
    Hdoc.body.innerHTML = textoHTML
    ConverterHTML = Hdoc.body.innerText

End Function

Usando funções do Excel no VBA em outros aplicativos

Algumas funções do Excel não existem no VBA e reescrevê-las é trabalhoso, fora o risco de errar no cálculo.
Para isso, você pode referenciar o Excel no VBA e utilizar a função nativa dele, vejam um exemplo com a função XTIR (lembrando que em inglês chama-se de XIRR):



;-)

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Sobre senhas de proteção de arquivos e códigos

Nos anos 80 era comum os programadores não compartilharem seus códigos pois não havia Google e conhecimento era praticamente sinônimo de emprego garantido.
Eu mesmo tive muita dificuldade em dar os primeiros passos em programação, as informações que a gente conseguia era somente pagando cursos especializados (para quem ainda não estava empregado na área).
É certo que cursos ensinam somente os primeiros passos, não há tempo hábil para passar todos os macetes de programação e se houvesse, o preço sera exorbitante.
Sorte de nós que hoje a internet proporciona uma fonte de aprendizado praticamente sem limites e reinventar a roda em programação, virou coisa do passado.
Ai vem a questão de proteger seu código achando que é algo inovador e realmente em precedentes.
Particularmente sou contra proteger códigos, acho egoismo e basta pesquisa no Google que rapidamente se acha algo equivalente que faz a mesma função. Tem muita gente disposta a compartilhar seus códigos e penso que o melhor disso é que, nosso esforço como programador, pode ser direcionado para problemas realmente novos. Exemplo típico é o cálculo do dígito verificador do CPF. Ninguém vai perder tempo escrevendo um programa para isso, pesquise na internet e em poucos segundos terá a solução pronta.
Outro dia num fórum de discussão, um colega queria uma forma de proteger uma planilha para que ninguém visualizasse ou copiasse parte do conteúdo, apesar de ser necessário ver os dados para poder operar a planilha! Respondi que seria impossível, qualquer um com celular pode tirar uma foto e mandar o recurso do "trave o Print Screen" para o espaço!
Bom, cada um faz o que acha melhor, fica aqui a minha opinião e um apelo: compartilhem seus conhecimentos!

;-)


Função para cálculo de parcelas - sistema PRICE

O Excel tem funções financeiras e dentre elas, o cálculo de parcelas "PGTO".
Este cálculo é o mesmo da famosa calculadora HP12C, muito fácil e simples de ser executado.
Existe um outro jeito de calcular o valor das parcelas, porém, diferente dos dois primeiros que mencionei, fazem a contagem de dias corridos entre as parcelas, ou seja, o prazo para o cálculo pode ter 30, 30, 28 ou 29 dias (lembrando que as fórmulas prontas - Excel e HP12C - consideram sempre o mês de 30 dias).
Abaixo o código VBA para efetuar esse cálculo e no link do cabeçalho do blog, a planilha Excel de exemplo para melhor entendimento.
O melhor de ter o código escrito é poder efetuar o cálculo em quantidade como mostra o exemplo abaixo:


A função:


Public Function fn_CalculoParcelas(vlr_empresstimo As Double, _
                            taxa As Double, _
                            qtd_parcelas As Integer, _
                            data_contratacao As String, _
                            vcto_primeira_parcela As String) As Double
                            
    'Para passar os argumentos desta função:
    'Informar valores no padrão americano (ponto no lugar de vírgula)
    'Informar data entre aspas duplas (string)
    'Informat a taxa em percentual. Exemplo 1,5% -> informar 0.015
                            
    Dim i                   As Integer
    Dim c_price_total       As Double
    Dim c_price_parcela     As Double
    Dim tx_ao_dia           As Double
                           
    'Cálculo do coeficiente price total
    c_price_total = 0
    tx_ao_dia = Fix((((taxa + 1) ^ (1 / 30) - 1) * 100) * 1000000000) / 1000000000
    
    'Cálculo das parcelas
    For i = 1 To qtd_parcelas
        c_price_parcela = Fix(1 / ((tx_ao_dia / 100 + 1) ^ _
            ((DateAdd("M", i, CDate(data_contratacao)) - CDate(data_contratacao)))) * 1000000000) / 1000000000
        c_price_total = c_price_total + c_price_parcela
    Next
          
    c_price_total = Fix(1 / c_price_total * 1000000000) / 1000000000
        
    'Coeficiente total X (valor da proposta - entrada) = valor da parcela sem desconto
    fn_CalculoParcelas = Format((vlr_empresstimo) * Round(c_price_total, 8), "#,##0.00")

End Function


;-)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Muito cuidado com decimais no Excel

Quando se manipula grandes quantidades de informações, é preciso cuidado redobrado com as decimais, principalmente se são resultados de cálculos.
É importante saber que: formatar uma célula com n decimais, não altera seu conteúdo, mas sim a forma como é exibido, vejam na figura mais abaixo, como a soma de 3 valores iguais (no caso 10,33333333333) resultam num valor aproximado.


Com poucos dados é relativamente fácil não perder o controle da situação, mas hoje o Excel permite planilhas com pouco mais de 1 milhão de linhas e dependendo do trabalho, o resultado pode ter consequências inesperadas.

Só para ilustrar, utilizo um sistema para validar uma soma de valores que tem uma tolerância de +/- R$ 0,05 e ao somar um conjunto de 600 linhas, a diferença foi de R$ 0,07, teoricamente um resultado inválido para as minhas regras.
Reforçando, com 600 linhas é fácil analisar e corrigir se necessário, mas e se fossem 600 mil linhas?

Pesquisem funções como Truncar, Arredondar.Para.Cima, Arredondar.Para.Baixo, etc., o Excel oferece várias soluções para estas situações.

;-)

Desenvolvedores: ouçam quem tem a melhor percepção!

Mais um assunto que talvez gere discussões, mas em anos de experiência desenvolvendo projetos, tenho visto uma situação que se repete e parece que pouca gente tem sensibilidade para perceber o que de fato acontece.
Infelizmente, hierarquia as vezes faz mal ao desenvolvimento de soluções.
Profissionais de cargos elevados (geralmente gerentes, diretores, etc.) motivados a desenvolver um novo sistema que aumentará a produtividade da empresa, contratam consultorias hiper especializadas que chegam na empresa, coletam informações e criam um novo software  e cobram muito dinheiro.
Como a "ideia" partiu de cima da hierarquia, resta a quem está na base da pirâmide aceitar e utilizar o que foi desenvolvido. Falando em bom português, o sistema desce goela abaixo.
Vou ilustrar aqui de uma forma bem simples para ficar fácil de entender. Imaginem um simples formulário impresso, cujos dados deve ser digitados posteriormente para um banco de dados:

Aí chegam os arrogantes programadores experientes que sempre "sabem" qual é a melhor solução e criam uma tela assim:


Sequer ouvem o usuário final, que é o "Zé" digitador da linha produção, pois a "elite" entende que o serviço dele não necessita de instrução avançada, certificações mil, especializações, etc., mas neste exemplo, fica evidente que a produtividade poderia ser muito maior e o índice de erros menor se os campos estivessem na mesma sequencia (formulário impresso e tela).

É isso aí, o Zé poderia ter opinado no início do projeto e ter apontado a deficiência, mas ele é o último a ser ouvido quando na verdade, deveria ser o primeiro.
Infelizmente vão pedir a opinião do Zé quando o projeto já está em fase de implantação e não dá para voltar e fazer alterações, seja por uma questão financeira ou técnica.
Humildemente, o Zé até elogia o sistema pois a tela é mais bonita, tem cara de profissional, etc. e tal, triste realidade...

Fica então a minha dica: programador, seja humilde, aquele que vai usar o sistema no dia a dia tem o melhor subsidio para o desenvolvimento do programa, então ele deve ser um dos primeiros a serem ouvidos e entrevistados.
Quanto mais alto na escala hierárquica, mais distante do trabalho "braçal" se torna, o olhar passa a ser quase que exclusivamente voltado para indicadores, estatísticas, números, gráficos, etc.
É natural que se perca essa percepção do dia a dia do trabalho das formiguinhas, então, programador, procure facilitar a vida das pessoas, inclusive a sua: discuta com o gerente o preço do projeto e com os usuários finais, a melhor solução para aumentar a produtividade.

;-)







quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pequenos cuidados com o FileCopy

As vezes, sobrepor um arquivo existente pode ser um desastre ou não dependendo do conteúdo, então não custa tomar cuidado na hora de codificar.
O comando FileCopy sobrepõe um arquivo inexistente e não dá mensagem de erro (desde que o arquivo não esteja aberto).
É uma boa prática sempre verificar antes se o arquivo existe e em caso afirmativo, perguntar ao usuário se ele quer continuar com a operação.
Abaixo um código de exemplo.
Ah, também, um detalhe que acabei conversando com colegas e apesar de não gerar nenhum erro, fica absurda a leitura do programa: notem o Else sem comando abaixo dele.
Funciona, mas não faz sentido. Se não tem ação a ser tomada, não escreva o Else!

;-)


Sub Verifica_e_CopiaArquivos()

    Origem = "C:\teste.txt"
    Destino = "D:\teste.txt"
    
    If Dir(Destino) <> "" Then
        If MsgBox("O arquivo já existe, deseja sobrepor?", vbYesNo) = vbYes Then
            FileCopy Origem, Destino
        End If
        
    '--- um Else sem comando a ser executado! ---
    Else
    '--------------------------------------------
    
    End If

End Sub

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Pronúncia correta de MOBILE

Vamos ao dicionário mais respeitados do mundo: Cambridge.

http://dictionary.cambridge.org/pt/pronuncia/ingles/mobile

Como podem ver, a pronúncia pode ser tanto "mobaiu" ou "mobou" ou ainda "moo-bil".
Particularmente não gosto de "mobaiu", acho muito grosseiro e forçado, apesar de ser correto.
"mobaiu" para mim, virou modismo brasileiro.

Prefiro o "mobou".
Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg e outros famosos da tecnologia pronunciam assim... então vou na deles...

;-)

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Windows Explorer parou de funcionar

Utilizo o Windows 7 e de vez em quando, começa a aparecer insistentemente a mensagem acima e o Windows Explorer reinicializa.
Vi diversos tutoriais na internet, mas o que realmente funcionou para mim, é a limpeza de arquivos temporários (para isso utilizo o CCleaner) e um comando no prompt do Comando que passo abaixo com o help do próprio.

No prompt de comando, digite Sfc /scannow e pressione ENTER.


Microsoft (R) Windows (R) Resource Checker versão 6.0

Copyright (c) 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.



Verifica a integridade de todos os arquivos protegidos do sistema e substitui versões incorretas pelas corretas da Microsoft.



SFC [/SCANNOW] [/VERIFYONLY] [/SCANFILE=] [/VERIFYFILE=] [/OFFWINDIR= /OFFBOOTDIR=]



/SCANNOW        Verifica a integridade de todos os arquivos protegidos do sistema e repara os arquivos com problemas, 
                quando possível.

/VERIFYONLY     Verifica a integridade de todos os arquivos protegidos do sistema. Nenhuma operação de reparo é executada.

/SCANFILE       Verifica a integridade do arquivo indicado e repara o arquivo se algum problema for identificado. 
                Especifica o caminho completo 

/VERIFYFILE     Verifica a integridade do arquivo com caminho completo . Nenhuma operação de reparo é executada.

/OFFBOOTDIR     Para reparo offline, especifica a localização do diretório de inicialização offline

/OFFWINDIR      Para reparo offline, especifica a localização do diretório offline do Windows


por exemplo
        sfc /SCANNOW
        sfc /VERIFYFILE=c:\windows\system32\kernel32.dll
        sfc /SCANFILE=d:\windows\system32\kernel32.dll /OFFBOOTDIR=d:\ /OFFWINDIR=d:\windows




sábado, 11 de fevereiro de 2017

Use o aplicativo adequado para a sua tarefa

Este é um texto que vai gerar controvérsias e discussões, mas vamos lá.

Tenho visto muita gente desenvolvendo controle de estoque em Excel, desde instrutores independentes até grandes consultorias.
O que me espanta é o fato de utilizarem uma ferramenta inadequada para essa finalidade.
Se consideramos um negócio pequeno onde a quantidade de itens num estoque  é baixa, até funciona, mas vamos pensar num negócio médio, digamos que o estoque possua em torno de 5 mil itens.
5 mil itens = 5 mil linhas da planilha.
Vamos fazer algumas contas:
200 vendas por dia, 6.000 vendas no mês, 72 mil vendas no ano.
Se cada venda tiver em média, 5 itens, teremos: 1.000 linhas de vendas por dia, 30.000 linhas no mês, 216.000 linhas no ano.
Em 5 anos já estourou o limite de linhas no Excel.
Ok, muitos dirão, mas posso utilizar colunas e diminuir o número de linhas, ou ainda, criar novas planilhas dentro da mesma pasta para comportar a quantidade de informações.
Aí o argumento contra é muito mais simples: o desempenho do Excel é inversamente proporcional a quantidade de informações, ou seja, quando o controle de estoque é desenvolvido e colocado em produção, funciona muito bem pois tem poucas informações. Com o passar do tempo, o desempenho ficará cada vez mais comprometido em virtude da quantidade grande de informações.
Trabalho numa empresa onde planilhas com 400 ou 500 mil linhas são corriqueiras e manipulá-las em rede, é extremamente lento.

A solução?
Simples, utilize um banco de dados.
Não quer abrir mão do Excel? Ok, utilize-o como Front End.

O primeiro problema que você irá se deparar ao criar um controle de estoque, é a necessidade de torná-lo multiusuário, ou seja, várias pessoas manipulando as informações ao mesmo tempo.
O Excel tem recursos de compartilhamento, mas acredite, comparado ao controle de acessos de um banco de dados, é como comparar um Fusca com uma Ferrari. O Excel não foi desenvolvido para isso, o próprio nome já diz: "planilha" de cálculos.

Os controles que vi na internet, principalmente no YouTube, demonstram extrema habilidade em programação de quem os criou, não posso e não tiro o mérito deles, mas faço aqui um apelo: utilizem a ferramenta certa para a tarefa (controle de estoque): um banco de dados.
Se quiserem, utilizem o Excel como Front End e aí até sugiro uma dupla que na minha opinião, seria extremamente confiável: Excel + SQL Server Express (gratuito).

Estes são só alguns argumentos para desaconselhar a criação de controle de estoque em Excel, poderia ir muito além mas vou ficar por aqui.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.