sexta-feira, 8 de junho de 2007

Como conferir o MD5Sum

Neste site tem um aplicativo em modo gráfico para Windows, ótimo para quem não tem familiaridade com os comandos em DOS:
http://www.md5summer.org/download.html

Mais abaixo, a descrição do que é o MD5Sum (texto original em: http://www.guiadohardware.net/termos/md5sum)


O MD5SUM é um algoritmo que gera uma "assinatura" de um arquivo qualquer, um código de 32 bits obtido a partir da soma de todos os bits contidos no arquivo. Em geral, ao baixar uma imagem ISO de uma distribuição Linux ou um pacote de programa qualquer, você encontrará um arquivo "md5sum" na mesma pasta do arquivo disponibilizado. Este é um arquivo de texto com o md5sum do arquivo, algo como: 213d0e5615e8b6aeb6ab34de22282ff2 zxyz.iso À esquerda temos o número de verificação e à direita o nome do arquivo. Tudo o que você precisa fazer é, depois de baixar o arquivo, digitar num terminal: md5sum zxyz.iso O sistema verificará o arquivo que você baixou e devolverá outro número. Se os dois números forem iguais, significa que o arquivo chegou intacto. Se por outro lado o número gerado for diferente signifca que o arquivo chegou corrompido ou alterado de alguma forma. Neste caso o mais recomendável é baixa-lo novamente em outro mirror. O md5sum é um comando padrão no Linux e existe também uma versão for Windows (que roda sobre o DOS) que pode ser baixada no http://www.md5summer.org/download.html. Você pode usa-lo, inclusive; para gerar códigos para arquivos enviados para os amigos, para que eles tenham certeza que o download foi bem sucedido.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.