quarta-feira, 11 de julho de 2007

O que existe em "Colar Especial"


Muitas vezes eu vejo nos grupos de discussão, colegas perguntando como converter colunas em linhas e vice-versa, como copiar comentários, etc.
Nas opções "Colar Especial" tem muitos recursos interessantes e que passam despercebidos.
Por exemplo, no grupo "Operação" podemos fazer as 4 operações básicas diretamente na célula de destino a partir de um número copiado de outra célula.
Vejam outro exemplo ao lado: eu quero copiar a região A1:A8 (notem que a célula A3 está em branco) e colar na região B1:B8 onde já existe a palavra "Branco" na célula B3. Seleciona-se o "Colar Especial > Ignorar em branco".
O resultado está aí ao lado na coluna B.
É o que eu sempre digo: raros são os usuários que usam 50% dos recursos que o Office oferece. Para a grande maioria, o Word 6 é suficiente para escrever suas cartas e o Excel 5 sobra para fazer as planilhas básicas.
Longe de querer ser irônico, apenas constato que foco principal do pacote Office que é "Produtividade" acaba se perdendo em meio à tantas opções oferecidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal este topico. Aproveito para dividir uma duvia que tenho.
No Office 2003, quando voce seleciona a opcao Colar Especial / Formula / Multiplicação - a formula é copiada. No 2007 acontece uma multiplicação. Ja viu algo parecido ?
abraços

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.