domingo, 6 de janeiro de 2008

Copiar rapidamente planilhas dentro da mesma pasta


Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: uma PASTA contém várias PLANILHAS. A maioria das pessoas utiliza o termo PLANILHA para se referenciar à uma PASTA. Isto era verdadeiro na época das primeiras planilhas que trabalhavam uma planilha por arquivo. Como atualmente todos os programas já manipulam tranqüilamente várias planilhas no mesmo arquivo, é bom ter o conceito bem fixado na mente para não fazer confusão na hora de trabalhar.Bem, vamos então à dica.
Para copiar uma planilha dentro da mesma pasta, o procedimento usual é clicar com o botão direito em cima da planilha, selecionar "Mover ou Copiar", selecionar o local onde ela vai ficar, marcar a opção "Criar uma cópia" e depois clicar em OK.
A operação é simples quando se precisa copiar uma ou duas planilhas, mas à medida em que a quantidade de planilhas vai aumentando, a demora e o aumento dos cliques no mouse aumentam proprocionalmente.
Aí é que entra a tecla CTRL (Control) para facilitar a vida do usuário.
Basta mantê-la pressionada enquanto se arrasta a planilha de lugar como se fosse movê-la e uma cópia será criada. Depois é só renomear. Muito útil quando se controla coisas do tipo "uma planilha para cada dia do mês" ou "uma planilha para cada mês do ano".
Volto a repetir, quanto mais agilidade o usuário tiver em operações simples, mais tempo ele terá para focar a análise dos dados, o que na minha opinião é muito mais importante.


;-)



3 comentários:

Cássio Oliveira disse...

Valeu cara quebrou um galho aqui!

Cássio Oliveira disse...

Valeu cara quebrou um galho grande aqui!

Anônimo disse...

valeu...ajudo muito. tenho que fazer 200 cópias.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.