Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: uma PASTA contém várias PLANILHAS. A maioria das pessoas utiliza o termo PLANILHA para se referenciar à uma PASTA. Isto era verdadeiro na época das primeiras planilhas que trabalhavam uma planilha por arquivo. Como atualmente todos os programas já manipulam tranqüilamente várias planilhas no mesmo arquivo, é bom ter o conceito bem fixado na mente para não fazer confusão na hora de trabalhar.Bem, vamos então à dica.
Para copiar uma planilha dentro da mesma pasta, o procedimento usual é clicar com o botão direito em cima da planilha, selecionar "Mover ou Copiar", selecionar o local onde ela vai ficar, marcar a opção "Criar uma cópia" e depois clicar em OK.
A operação é simples quando se precisa copiar uma ou duas planilhas, mas à medida em que a quantidade de planilhas vai aumentando, a demora e o aumento dos cliques no mouse aumentam proprocionalmente.
Aí é que entra a tecla CTRL (Control) para facilitar a vida do usuário.
Basta mantê-la pressionada enquanto se arrasta a planilha de lugar como se fosse movê-la e uma cópia será criada. Depois é só renomear. Muito útil quando se controla coisas do tipo "uma planilha para cada dia do mês" ou "uma planilha para cada mês do ano".
Volto a repetir, quanto mais agilidade o usuário tiver em operações simples, mais tempo ele terá para focar a análise dos dados, o que na minha opinião é muito mais importante.
;-)
3 comentários:
Valeu cara quebrou um galho aqui!
Valeu cara quebrou um galho grande aqui!
valeu...ajudo muito. tenho que fazer 200 cópias.
Postar um comentário