sábado, 28 de fevereiro de 2009

Integração entre os aplicativos do Office

Semana passada, precisei desenvolver um programa para enviar e-mails para mais ou menos 350 destinatários, anexando a cada um deles um arquivo XLS.
Até aí, nada demais, muita gente já fez isso e achei que não seria difícil para mim também.
Depois de algumas horas escrevendo o código no Excel, deparei com alguns problemas já conhecidos da automação, como por exemplo, o fato de não poder ter outra instância do Excel aberta durante a execução do código.
Quem já fez, sabe que "set objeto_Excel = nothing" não "mata" o processo no taskmanager...
Enviar e-mails pelo Access geraria outros problemas (imagino eu...) que logo descartei essa opção.
Enfim, resolvi combinar os aplicativos e partir para a solução mais simples:
- Geração das planilhas que iriam anexas nos e-mails: usei o Access para exportar os dados no formato XLS;
- Usei o VBA no Outlook para obter os e-mails dos destinatários numa tabela do Access via ADO.
Moleza...
350 e-mails enviados em 5 minutos (o nosso servidor Exchange é muito rápido e colaborou).

Consultem o help do VBA no Outlook para ver como é simples.
Qualquer dúvida, entrem em contato.

abs!

;-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que seria legal descrever os passos da automação, pois certamente é de grande utilidade para a comunidade.

Parabéns pelo excelete Blog. Continue assim!

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Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.