domingo, 23 de janeiro de 2011

Linguagem de programação dirigida a iniciantes

Chegou o Small Basic, uma linguagem de programação que, segundo a Microsoft, destina-se a crianças ou pessoas que desejam aprender a programar de forma simples e intuitiva.
Ainda não instalei, mas logo farei um teste.
Para pessoas que já têm alguma experiência, em princípio não vejo muita coisa interessante, mas o que me chamou a atenção é que o Small Basic é orientado à objetos e imagino eu que, pela sua simplicidade, deve ajudar a quem vive no mundo da orientação à eventos, aprender os novos conceitos.

Links:
Download do Small Basic:
http://blogs.msdn.com/b/smallbasic/archive/2010/06/11/small-basic-v0-9-is-here.aspx

FAQ:
http://msdn.microsoft.com/en-us/beginner/ff384239.aspx

Manuais:
http://msdn.microsoft.com/en-us/ff423682
Obs.: infelizmente o português BR não estava disponível no momento em que escrevia este post, mas o link para o português PT está ativo.

Home do Small Basic:
http://msdn.microsoft.com/en-us/beginner/ff384126.aspx

;-)

Verificando a versão do Excel via VBA

Esta questão foi postada num dos grupos de discussões que participo.
A resposta é bem simples, basta usar o Application.Version que será mostrada a versão do Excel que está sendo executada.
Abra o VBA (ALT + F11), tecle CTRL + G para abrir a janela de verificação imediata e digite Debug.Print Application.Version

O resultado será:
Versão 8 para o Excel 97
Versão 9 para o Excel 2000
Versão 10 para o Excel 2002
Versão 11 para o Excel 2003
Versão 12 para o Excel 2007
Versão 14 para o Excel 2010

A pergunta mais óbvia: cadê a versão 13?
Se alguém souber, me mande por e-mail, apenas por curiosidade.
Certamente, a necessidade de verificar a versão deve-se a alguma incompatibilidade de comandos entre a versão onde foi desenvolvido e a versão onde será executado o programa.
Nestes casos, minha recomendação também é simples:
Se você sabe que tem mais de uma versão do Excel instalado na sua empresa, desenvolva sempre para a versão mais antiga e use sempre que possível, late binding para evitar problemas com referências aos outros aplicativos do MS Office.
A pequena perda de performance no late binding é praticamente imperceptível, visto que os PC's atuais são bem rápidos e raramente aplicações desenvolvidas no Excel têm a performance como foco principal.


;-)

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.