domingo, 23 de janeiro de 2011

Verificando a versão do Excel via VBA

Esta questão foi postada num dos grupos de discussões que participo.
A resposta é bem simples, basta usar o Application.Version que será mostrada a versão do Excel que está sendo executada.
Abra o VBA (ALT + F11), tecle CTRL + G para abrir a janela de verificação imediata e digite Debug.Print Application.Version

O resultado será:
Versão 8 para o Excel 97
Versão 9 para o Excel 2000
Versão 10 para o Excel 2002
Versão 11 para o Excel 2003
Versão 12 para o Excel 2007
Versão 14 para o Excel 2010

A pergunta mais óbvia: cadê a versão 13?
Se alguém souber, me mande por e-mail, apenas por curiosidade.
Certamente, a necessidade de verificar a versão deve-se a alguma incompatibilidade de comandos entre a versão onde foi desenvolvido e a versão onde será executado o programa.
Nestes casos, minha recomendação também é simples:
Se você sabe que tem mais de uma versão do Excel instalado na sua empresa, desenvolva sempre para a versão mais antiga e use sempre que possível, late binding para evitar problemas com referências aos outros aplicativos do MS Office.
A pequena perda de performance no late binding é praticamente imperceptível, visto que os PC's atuais são bem rápidos e raramente aplicações desenvolvidas no Excel têm a performance como foco principal.


;-)

Um comentário:

Caio Celso disse...

Kazu, o número da versão 13 foi ignorado devido à aversão ao número 13 (Triscaidecafobia), fato muito comum na terra do Tio Sam.

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.