Ao criarmos uma macro quase sempre iniciamos com o comando "Definir Avisos - Não" para que o Access não exiba mensagens de confirmação a cada consulta executada. O equivalente no VBA é o DoCmd.SetWarnings False.
O problema é que os comandos acima desabilitam também as mensagens de erro.
Imaginem uma tabela com um campo numérico onde a instrução é alterar o conteúdo para uma letra. Óbvio que será exibida uma mensagem de erro, mas veja que na sequência abaixo isso não ocorrerá pois os avisos foram desabilitados:
Sub teste_aviso() DoCmd.SetWarnings False DoCmd.RunSQL "UPDATE Tabela1 SET campo_numerico = 'A'" DoCmd.SetWarnings True MsgBox "Consulta executada" End Sub
A dica portanto é, na hora de depurar a macro ou código VBA, executar consulta por consulta e acompanhar as mensagens de alerta do Access. Dá trabalho, demora, é necessário muita paciência e atenção.
Somente após ter certeza de que tudo está "ok", aí sim podemos desabilitar as mensagens seja por "Definir Avisos - Não" ou "DoCmd.SetWarnings False".
;-)
Um comentário:
Concordo plenamente com seu post! Está de Parabéns ! Estou fazendo um pacote office no ADV www.cursoadv.com.br e estou gostando muito. Não achei a parte de Excel com VBA tão difícil, basta entender a lógica da ferramenta !
Postar um comentário