sábado, 25 de fevereiro de 2017

Sobre senhas de proteção de arquivos e códigos

Nos anos 80 era comum os programadores não compartilharem seus códigos pois não havia Google e conhecimento era praticamente sinônimo de emprego garantido.
Eu mesmo tive muita dificuldade em dar os primeiros passos em programação, as informações que a gente conseguia era somente pagando cursos especializados (para quem ainda não estava empregado na área).
É certo que cursos ensinam somente os primeiros passos, não há tempo hábil para passar todos os macetes de programação e se houvesse, o preço sera exorbitante.
Sorte de nós que hoje a internet proporciona uma fonte de aprendizado praticamente sem limites e reinventar a roda em programação, virou coisa do passado.
Ai vem a questão de proteger seu código achando que é algo inovador e realmente em precedentes.
Particularmente sou contra proteger códigos, acho egoismo e basta pesquisa no Google que rapidamente se acha algo equivalente que faz a mesma função. Tem muita gente disposta a compartilhar seus códigos e penso que o melhor disso é que, nosso esforço como programador, pode ser direcionado para problemas realmente novos. Exemplo típico é o cálculo do dígito verificador do CPF. Ninguém vai perder tempo escrevendo um programa para isso, pesquise na internet e em poucos segundos terá a solução pronta.
Outro dia num fórum de discussão, um colega queria uma forma de proteger uma planilha para que ninguém visualizasse ou copiasse parte do conteúdo, apesar de ser necessário ver os dados para poder operar a planilha! Respondi que seria impossível, qualquer um com celular pode tirar uma foto e mandar o recurso do "trave o Print Screen" para o espaço!
Bom, cada um faz o que acha melhor, fica aqui a minha opinião e um apelo: compartilhem seus conhecimentos!

;-)


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.