domingo, 25 de março de 2007

Criando sempre um backup


Aquele que trabalha com Excel e que nunca perdeu um arquivo xls, que atire a primeira pedra...
Ok, o Excel tem o recurso de salvar as informações para uma recuperação emergencial e esse recurso é configurável (menu Ferramentas > Opções > Salvar) de forma a determinar de quanto em quanto tempo serão guardadas as informações.
Ocorre que às vezes o arquivo corrompe e não tem como recuperar, a não ser com softwares especializados (o Easy Recovery Professional é um exemplo entre outros tantos), mas mesmo assim, nem sempre a recuperação é 100%.
Para a salvação do usuário, o Excel oferece a opção de sempre criar um backup em Arquivo > Salvar > Ferramentas > Opções gerais.
Sempre que salvar o seu xls, um xlk (backup) será criado, assim, se perder o principal, o backup estará intacto.
Apenas um cuidado importante com os nomes dos arquivos. Se você tiver um modelo e uma pasta com o mesmo nome (por exemplo, pasta.xls e pasta.xlt) o Excel salvará sem problemas, visto que são extensões diferentes, mas o backup dos dois será pasta.xlk e obviamente será salvo sempre as informações do último que for aberto/alterado.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.