quarta-feira, 28 de março de 2007

Meu primeiro computador


Se não me falha a memória, no final dos anos 70 foi lançado o computador ao lado que seria o início da informatização doméstica e que foi o objeto de desejo dos nerds adolescentes.
Trata-se do TK83, derivado do TK82 e que era um clone do Sinclair lançado lá fora.
2 Kb de memória ROM expansível através de placas extras (o meu tinha espantosos 16 kb de memória), teclado bolha, conectores para ligar na TV (não havia monitor), armazenamento de programas em fitas K7.
Eu e meus amigos passávamos horas digitando programas que víamos em revistas como a MicroSistemas para depois se divertir, pois geralmente eram jogos.
Depois de tudo funcionando, era necessário um gravador de fitas K7 para não perder o trabalho.
Dentre os jogos mais queridos, estavam o Avenger, o Monstro das Trevas, Othelo, Fórmula 1 e Pacman.
Ainda lembro bem que, ao terminar de carregar o Monstro das Trevas na memória (que durava em média uns 20 minutos para terminar de carregar), a primeira coisa que aparecia na tela era "Você está com medo? (s/n)" e se digitasse "S", ele simplesmente apagava da memória!
Acreditem se quiser, esta maquininha já tinha uma planilha de cálculo e na época eu pensava "quem é que vai querer fazer cálculos no TK???".
Não lembro o nome, mas vou arriscar: acho que era o Visicalc ou algum clone dele.
O Visicalc é tido como o precursor das planilhas de cálculo, portanto, o Excel pode ser considerado o tataraneto dele.
Bem, esta postagem valeu pela nostalgia e espero algum dia ter novamente um TK83, apenas para relembrar os bons momentos e poder mostrar para meus filhos onde tudo começou.

p.s. Já ia esquecendo: o Monstro das Trevas é sem dúvida o jogo que inspirou o Doom e o Wolfenstein 3d. Tudo que veio depois do Monstro das Trevas, não passa de um melhoramento de uma idéia fantástica.

Um comentário:

Anônimo disse...

o TK82 foi lançado em 1982
o TK83 foi lançado em 1983
o TK85 em 1985, com 16 kb de memória se não me engano.
a plamilha chamava-se TKCALC.
abração

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.