quarta-feira, 21 de março de 2007

A nova geração de digitadores

Há uns 20 anos, era praticamente obrigatório ter um curso de datilografia para se candidatar a algum emprego na área administrativa.
Os tempos mudaram e hoje o mínimo que se espera do candidato é que ele saiba utilizar Windows e Office (pelo menos Word, Excel e Outlook).
Um grande problema da modernização e da popularização do microcomputador, é que muita gente "aprende" em casa a digitar e em quase 100% dos casos, aprende errado.
Acabou aquele exercício do A-S-D-F-G com os quatro dedos da mão esquerda, etc.
Hoje digita-se de qualquer jeito, com qualquer dedo.
O resultado disso são digitadores não tão eficientes como os de antigamente, o que na minha opinião se traduz em produtividade inferior.
Não é uma crítica, apenas uma constatação.
Assim como se aprende a digitar em casa, aprende-se obviamente a usar o Windows.
Aí vem outros problemas.
Não se sabe onde é a barra de tarefas, barra de títulos, barra de ferramentas, desktop, etc.
Então, um conselho deste amigo que lhes escreve:
- Gaste um tempinho fazendo um curso básico de Windows para que você se familiarize com os nomes certos do que aparece na tela. O dia que você precisar do help desk, vai se lembrar deste conselho;
- Faça um curso de digitação. Empresas exigem respostas rápidas e precisas. Muitas vezes a habilidade no teclado faz a diferença.
Pequenos detalhes e grandes resultados.
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de Empresas/Técnico em Processamento de Dados. Microsoft Office User Specialist - Excel Proficient. Pós-graduado em Business Intelligence.